POSITIVIDADE: Dicas para ser uma pessoa mais positiva

Exercer a POSITIVIDADE nunca foi um sacrifício pra mim. Com muita facilidade eu me apego ao que há de melhor em cada situação, o que já me fez receber a fama de “fria” ou irritar as pessoas que passavam por alguns perrengues comigo, porque eu era sempre aquela que dizia… “Relaxa, vamos pensar pelo lado bom…”

Mas, assim como eu tenho essa facilidade, fui percebendo que algumas pessoas NÃO CONSEGUEM acessar o lado positivo dos fatos e, por isso, tem a tendência a reclamar de tudo, são mais irritadas, críticas e sempre tem um balde de água fria pronto para despejar sobre pessoas otimistas, como eu.

As duas personalidades podem ter seus pontos bons e ruins, mas o fato é que a explicação para o funcionamento do cérebro NEGATIVO E POSITIVO é científica.

Nessa semana, eu conversei com a neuropsicóloga, Claudia Oliveira, e ela explicou que a pessoa NEGATIVA absorve as coisas ruins como um velcro, que cola e tem dificuldade em soltar. Já os fatos bons, passam por ela como numa panela de teflon – escorregadia- passa e vai embora.

Ou seja, quem tem a personalidade negativa tem uma questão física envolvida, que dificulta que ele veja o lado bom das coisas.
O problema é que a pessoa com tendência NEGATIVA, pode levar uma vida com mais dificuldades, já que ela vai atrair mais energias e acontecimentos ruins, pode desenvolver doenças como Síndrome do Pânico, Depressão e Transtorno de Ansiedade, costuma afastar pessoas e, muitas vezes, fica sozinha.

Como tudo no Universo, regido pela Lei da Atração, tudo que pensamos e falamos, nós atraímos e podemos materializar. Ou seja, quem vive reclamando e enviando energia negativa, vai colher mais situações negativas em sua vida.
Mas TEM SOLUÇÃO!

O nosso cérebro é dotado de uma capacidade chamada NEUROPLASTICIDADE – que é a mudança na fiação cerebral quando damos estímulos para ele. O cérebro muda de acordo com as habilidades que vamos oferecendo pra ele, sendo assim, se fizermos exercícios para fazer o cérebro funcionar COM MAIS POSITIVIDADE, podemos mudar o aspecto NEGATIVO que existe nele.

EXERCÍCIOS PARA POSITIVIDADE

positividade

 

 

1. BUSQUE PONTOS POSITIVOS EM TUDO

A cada situação que viver, tente olhar os pontos positivos. E se apegue às coisas pequenas mesmo. Por exemplo, você saiu de casa e começou a chover. Está sem guarda-chuvas e vai se molhar. Mas perceba que está usando botas, o que vai ajudar a deixar os pés mais protegidos. Poderiam ser sandálias, não é?
Faça isso a toda nova situação!

 

2. FAÇA UM CADERNO DA GRATIDÃO

Anotar os aspectos positivos do seu dia em um caderno pode ajudar a lembrar das pequenas coisas boas que aconteceram pra você, como rever um amigo, comer algo saboroso, usar uma roupa nova, assistir uma série divertida, ler um bom livro ou qualquer coisa boa que tenha acontecido no seu dia. Mas precisa fazer TODOS OS DIAS antes de dormir. Isso vai ajudar a melhorar sua POSITIVIDADE.

 

3. ELOGIE PESSOAS

Fazer elogios sinceros pode ativar uma área do cérebro que vai fazer com que você também veja coisas boas em sua vida, além de gerar alegria, ao ver a felicidade do outro. O que faz com que seu mecanismo de negatividade pare por alguns instantes E AUMENTE A POSITIVIDADE.

 

4. FOCO NO PRESENTE

Quando estamos mais focados no momento presente, a tendência é que vejamos mais coisas positivas, porque há menos julgamentos e preocupações. Tente praticar ficar por mais tempo com o foco no AGORA.

 

5. MELHORE A POSTURA

Quem quer TER MAIS POSITIVIDADE, precisa mostrar ao mundo que está disposto a ser mais positivo. Cabeça erguida e coluna ereta podem ajudar a mandar a mensagem para o seu cérebro que você está POSITIVO.

 

6. CUIDADO COM SUA FALA

Quando queremos TER MAIS POSITIVIDADE, temos que prestar atenção ao que falamos. Substitua o “não consigo” por “eu posso fazer isso, se quiser” ou “vou tentar” por “eu vou fazer, sim”.

 

 

Para ver mais dicas sobre o assunto, assista o vídeo da entrevista com a neuropsicóloga Cláudia Oliveira:

 

 

 

 

 

 

 

claudia oliveira

SOBRE CLAUDIA OLIVEIRA

A Cláudia Oliveira é psicóloga cognitiva comportamental, neuropsicóloga, master coach, especializada em psicologia positiva, palestrante, mineira de Belo Horizonte, casada e mãe de gêmeos. Ainda tem formação em terapia floral e reiki.
Foi uma das fundadoras do movimento Eu Melhor e é uma parceira sempre disposta a compartilhar seu conhecimento com os seguidores.

Para saber mais sobre ela, acesse: http://psiclaudia.com.br/

Post Autor
Mirella Bergamo
Mirella Bergamo é jornalista, apresentadora e produtora de conteúdo digital. Depois de sofrer com a Síndrome de Burnout ( grave esgotamento físico e mental) decidiu começar uma trajetória de mudança de vida, com foco no autoconhecimento e saúde integral. Suas experiências e o desejo de inspirar outras pessoas deram origem ao Eu Melhor.

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