Mente Acelerada: Técnicas para acalmar e relaxar a mente ( com vídeo)

MENTE ACELERADA: Você sabia que temos, em média, 60 mil pensamentos desnecessários ao longo do nosso dia, o que deixa a nossa mente sempre acelerada e cansada.

Cada dia mais estamos vivendo com o piloto automático ligado, sem percebermos nossas atitudes, nossas atividades e nossa presença.

  • Você já se pegou em um lugar, mas com a mente em outro? Bem comum, né?
  • E o que dizer quando estamos ouvindo algo, mas nem sabemos o que está sendo dito?
  • Ou quando comemos e já nos esquecemos daquilo que estava no prato minutos depois?

São atitudes comuns, mas que trazem muitos prejuízos para a nossa vida e deixam a nossa mente acelerada e cansada.

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE PRESENÇA

 

Quando não conseguimos focar em nossas atividades e estamos com a mente acelerada, temos mais chance de desenvolver:

ANSIEDADE: pensar demais no futuro pode elevar o nível de ansiedade e gerar um mal-estar, porque vamos antecipar preocupações que ainda nem aconteceram e podem nem acontecer.

INSÔNIA: excesso de pensamentos, principalmente, antes de dormir faz com que as pessoas não consigam relaxar, dificultando o sono e fazendo com que ele não seja reparador.

TRISTEZA: quando não estamos focados no presente, nossa mente pode insistir em se lembrar de fatos passados que trouxeram tristeza. É o famoso “remoer” o passado que faz com que a pessoa viva a mesma dor, novamente.

DEPRESSÃO: se temos um comportamento repetitivo de pensar no passado, podemos ter mais chance de desenvolver um quadro depressivo.

MENOS PRODUTIVIDADE: quando não estamos focados, fazemos tudo com menos qualidade. Isso provoca atrasos, falta de estímulo, preguiça e até sensação de impotência.

Pelo contrário, quando estamos mais ATENTOS ao presente podemos reduzir os riscos de doenças como ansiedade, estresse e depressão, melhorar dores, passar pelas situações ruins com mais tranquilidade, melhora concentração e rendimento e até ajuda na redução de peso.
Ou seja, tem MUITAS vantagens estar PRESENTE!

COMO MANTER A MENTE NO PRESENTE

A melhor ( e única) forma de acalmarmos a mente e estarmos mais presentes é FOCAR NO AQUI E AGORA. Quanto mais percebemos que estamos no PRESENTE, menos pensamentos nós temos.

O médico e meditador Arnand Nisargan foi o instrutor dessa aula sobre PRESENÇA. Ele me recebeu em seu espaço para retiros de meditação em São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira. Foi um dia intenso de muito aprendizado. Aqui está um resumo da nossa aula sobre PRESENÇA.

 

# PASSO 1- Perceba tudo que está acontecendo neste momento, pode ser no exterior ou interior. Os sons, cheiros, imagens, tato, sabores, sensações do seu corpo.

# PASSO 2- Perceber é diferente de pensar. Perceber é olhar a realidade, mas sem julgamentos. Você pode prestar atenção na grama, mas se ela lhe trouxer a lembrança que precisa chamar o jardineiro, isso já é pensamento.

# PASSO 3- Pegue os pensamentos em flagrante. Quando a consciência surge, os pensamentos desaparecem. Podemos pensar (e vamos pensar) mas temos que estar conscientes de quando os pensamentos chegarem para observarmos e continuarmos apenas percebendo nosso exterior e interior.

# PASSO 4-Não exija muito de você para não se frustrar. Tente manter o estado de presença, no começo, por 5 minutos.

# PASSO 5- Comemore quando perceber que permaneceu no presente por um período de tempo.

 

BENEFÍCIOS A LONGO PRAZO DA PRÁTICA

Quando aquietamos a nossa MENTE, damos ouvidos para a nossa ESSÊNCIA, que é aquilo que somos de verdade, nossa alma, nosso espírito, nosso ser ( cada um pode chamar como quiser).

Quando aumentamos a nossa conexão com a nossa ESSÊNCIA, passamos a ter mais intuições sobre nossas atitudes, mudamos nossos comportamentos, nossos sentimentos, promovemos um grande processo de autoconhecimento e passamos a confiar mais em nosso próprio PODER CRIADOR, que pode atrair para nós tudo aquilo que desejarmos, vibrarmos e merecermos.

 

 

Sobre ARNAND NISARGAN

 

Anand Nisargan é o criador do Espaço Presença e  instrutor de seus Cursos e Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp no ano de 1979, abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Seu  propósito é desmistificar a meditação, para que se torne simples, fácil e prazerosa. Por isso, percebeu que não adiantava ensinar as técnicas consagradas de meditação, mas criar seus próprios métodos.

Em 2000 escreveu o livro “A Arte de Estar no Presente”, com uma técnica própria inovadora, a Meditação Fluir Consciente, na qual o meditador escolhe, entre vários estágios, quais os que deseja praticar. Elaborou mais uma abordagem inovadora, Meditações Interativas, praticada em duplas ou com um número maior de pessoas. Outra de suas inovações no universo do despertar a Presença é a abordagem de Meditações Intercaladas, em que meditações se alternam na sequência, uma impulsionando a outra.

Quem quiser assistir ao vídeo completo com a entrevista sobre como MANTER A MENTE NO PRESENTE, aqui está:

 

Post Autor
Mirella Bergamo
Mirella Bergamo é jornalista, apresentadora e produtora de conteúdo digital. Depois de sofrer com a Síndrome de Burnout ( grave esgotamento físico e mental) decidiu começar uma trajetória de mudança de vida, com foco no autoconhecimento e saúde integral. Suas experiências e o desejo de inspirar outras pessoas deram origem ao Eu Melhor.

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