Um jeito divertido de aliviar o estresse e a ansiedade

São muitas formas de aliviar o estresse e a ansiedade, tão comuns hoje entre a população. Mas hoje quero despertar para algo muito simples e divertido: Brincar.

Pois é, brincar faz bem pra alma, pra saúde, desperta a leveza, relaxa o físico e a mente.
Você concorda comigo que brincar traz vários benefícios? Mas e se eu te pedir para avaliar a sua vida hoje, o que você vai me dizer? Você tem levado uma vida leve, com momentos onde você sorri, brinca e sente alegria? Você tem lazer e diversão em sua rotina?

E se brincar é bom, traz benefícios a nossa vida, por que em geral temos brincado pouco?
A resposta é muito clara, é porque fomos educados para acreditar que brincar é coisa de criança, que é ridículo um adulto que brinca ou que podemos ser julgados como infantis, inadequados se formos pegos levando uma vida regrada a brincadeiras.

É claro que há hora pra brincar e outra hora para ser sério, mas se soubermos o momento certo e a forma certa de agir, que mal tem em levarmos a vida com um pouco mais de leveza.

Não estou sugerindo que você passe a fazer graça de tudo, ou seja o novo palhaço da turma, mas que você tenha horas que te proporcionem o riso farto, o pouco medo de errar e a vontade de se divertir.
Você já percebeu o poder mágico de uma fantasia de palhaço? Não precisa ser a fantasia completa. Basta colocar aquele nariz vermelho e parece que somos autorizados a sermos engraçados, a errar e fazer sorrir. Inclusive nos permitimos rir de nós mesmos.

Então para que você possa se beneficiar das brincadeiras, eu sugiro algumas dicas bem simples:

1) Escolha brincadeiras que você goste e que estejam acessíveis ao seu dia a dia, como brincar com o cachorro, tomar um banho de esguicho com seu filho, participar de um jogo entre amigos e até mesmo dançar sozinha em casa.

2) Reserve um tempo na sua rotina diária para pequenas ações que são divertidas. Podem ser poucos minutos de algo que dê muito prazer e seja divertido, mas tem que ser todo dia.

3) Não tenha medo de errar ou parecer ridículo. Essa é a dica mais importante! Você deve acreditar que esses momentos divertidos também são terapêuticos e romper com a crença que adultos não podem brincar ou que “você tem mais o que fazer”.

Com essa mudança simples na sua rotina, você vai perceber, aos poucos, que a vida vai se tornando mais leve, o que ameniza os sintomas da ansiedade e do estresse.

A longo prazo, incluir atividades divertidas em seu dia ainda podem promover outros benefícios:

1) Melhora o sistema imunológico
Quando temos um pensamento negativo, ele gera reações químicas que afetam nosso corpo, aumentando o nível de alguns hormônios que promovem o estresse e diminuem a imunidade. Já pensamentos positivos, liberam hormônios que podem aliviar os sintomas do estresse e ansiedade, melhorando nosso sistema imunológico.

2) Alivia a dor
Os estudos já comprovaram que dar risada libera algumas substâncias do organismo, consideradas analgésicos naturais.

3) Melhora o humor
Quando você alivia os sintomas do estresse, que inclui a depressão, você também passa a se sentir mais disposto e alegre.

Boa brincadeira pra você!

Cláudia Oliveira
Post Autor
Cláudia Oliveira
Psicóloga clínica, especializada em orientação vocacional e psicologia positiva, master coach e consultora de RH. Co-fundadora e colunista do EU MELHOR.

MENSAGEM

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga o Eu Melhor no Instagram

O Eu Melhor também está no Instagram!
Desenvolvedor Web - Relbert Ribeiro