Saiba os benefícios dos exercícios físicos para a mente

Você já reparou como fica bem mais disposta e alegre após fazer um caminhada ou uma leve corridinha?

A ciência já estudou esse sentimento e comprovou os benefícios dos exercícios físicos para a mente.

Isso acontece porque o exercício físico tem a capacidade de nos fazer esquecer pequenas frustrações, relaxando naturalmente nossa musculatura e liberando uma substância chamada endorfina, que funciona como um analgésico natural. O exercício físico ainda melhora os níveis de serotonina, que tem funções semelhantes à um antidepressivo.

Mesmo uma atividade leve já é capaz de produzir efeitos benéficos, como caminhar três vezes por semana durante 30 minutos.

Quando praticamos atividade física, o coração bombeia mais sangue, estimulando nosso cérebro e seus circuitos cerebrais, o que nos torna mais animados , bem-humorados e com melhor capacidade de raciocínio.

Os pesquisadores da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo, fizeram uma trabalho com animais introduzindo exercícios logo após o desmame e sugerem que quanto mais cedo forem começadas as atividades físicas, mais barreiras nós criamos
para proteger o cérebro de desordens no futuro. O neuropsiquiatra americano John Ratey, da Universidade de Harvard percorre o país para promover a adoção de programas de exercício para melhorar o aprendizado, ele colocou essa experiência no livro “Corpo Ativo, Mente Desperta”. Por isso não podemos pensar na disciplina de Educação Física no currículo escolar brasileiro como matéria pouco importante.

Além disso, listei alguns outros benefícios do exercício físico para a mente:

1- Reduz a incidência de demência
Um estudo sueco com mais de 1100 pessoas idosas mostrou que o exercício ajuda no controle da glicemia (quantidade de açúcar na corrente sanguínea) e o hormônio insulina, que comanda a glicemia, mantém-se estável. Com esses índices controlados, não acontece o depósito de uma substância que prejudica os neurônios causando o temível Alzheimer.

2-Melhora o humor
Os exercícios melhoram o nível da serotonina no organismo, auxiliando no combate à depressão.

3-Melhora a motivação
O hormônio chamado dopamina causa uma ótima sensação de prazer e motivação, injetando ânimo para você seguir seu planejamento de exercícios e até melhorando seu autocontrole nas suas tarefas diárias.

4- Previne risco de AVC
O aumento do condicionamento físico reduz os níveis da pressão sanguínea e as artérias ficam com seu revestimento mais resistentes. O exercício também libera óxido nítrico que causa dilatação dos vasos e previne infartos.

5-Melhora a memória
O exercício físico favorece as conexões entre os neurônios e estimulam as células tronco a se dividirem e se transformar em mais neurônios, melhorando assim a nossa memória.

Para quem quer começar uma atividade física, eu oriento conhecer o Yoga. A prática ajuda o corpo humano a funcionar bem, pois as posturas são realizadas com foco na respiração e atenção aos músculos requisitados. Pessoas de todas as idades, pesos ou quaisquer limitações físicas podem realizar, mesmo dentro da própria casa.

Que tal experimentar?

Fabiana Alves
Post Autor
Fabiana Alves
Fabiana é Médica gastroenterologista pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e AMB. Membro do Círculo Saudável Medicina Integrativa. Escritora do blog e Fanpage Saúde Mediterrânea.

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