Não dorme direito? Veja quais doenças podem causar esse problema.

Sempre falo que quando não se dorme direito, a qualidade de vida despenca. Uma noite mal dormida pode causar irritação, cansaço, perda de energia e até apetite.

Além disso, quem não dorme direito pode desenvolver algumas doenças, como a hipertensão arterial pelo estresse, o mau controle dos níveis de glicose e até um risco maior de contrair infecções já que o sistema imunológico fica comprometido. Não dormir direito pode, inclusive, causar problemas psicológicos como a ansiedade e o estresse.

Por isso, cuidar da qualidade do sono é tão importante. Mas muitas pessoas apresentam sérias dificuldades para dormir ou acordam várias vezes durante a noite.

Você é uma delas?

Eu separei algumas causas doenças que podem causar essa má qualidade no sono e é preciso estar atento:

– Refluxo: se você acorda tossindo ou se sentindo engasgado pode estar com refluxo gastroesofágico. A recomendação é não comer antes de ir para a cama e elevar um pouco a sua cabeceira, pode ser com o uso de vários travesseiros.

– Alergia: se você acorda com falta de ar ou nariz entupido pode ser alergia, então troque sempre a roupa de cama, evite cobertas com pelos, tapetes e cortinas no quarto e ainda escolha fronhas de algodão.

– Desidratação: se você acorda com dor de cabeça ou nas pernas pode ser desidratação, pois a perda de água e sais minerais, principalmente, se você transpira muito durante a noite, contrai os músculos e causa dor. Leve um copo d’água e deixe ao lado da cama.

– Dores nas costas: se você acorda com dores nas costas, veja se já não está na hora de trocá-lo, pois as molas e espumas perdem a elasticidade com o passar dos anos.

Reavalie-se, escute suas dores para que você entenda o que está acontecendo de errado e consiga resolver o problema. Sono é um santo remédio para a longevidade e qualidade de vida!

Fabiana Alves
Post Autor
Fabiana Alves
Fabiana é Médica gastroenterologista pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e AMB. Membro do Círculo Saudável Medicina Integrativa. Escritora do blog e Fanpage Saúde Mediterrânea.

MENSAGEM

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga o Eu Melhor no Instagram

O Eu Melhor também está no Instagram!
Desenvolvedor Web - Relbert Ribeiro