Os benefícios de dormir mais e melhor

Certa vez, li um artigo que dizia que somente quando o homem conseguiu dominar o fogo e levá-lo para a entrada das cavernas, afastando assim os predadores que o atacavam durante a noite, é que ele passou a dormir mais e melhor, com qualidade no sono. A partir deste momento, o homem conquistou muitos benefícios para a saúde.

Dormindo melhor, ele passou a ter um maior desenvolvimento físico, uma melhor capacidade de raciocinar e de elaborar pensamentos cada vez mais complexos; passou a elaborar melhor seus sentimentos e, assim, chegou ao que conhecemos hoje.

Hoje já conseguimos comprovar os diversos benefícios que um bom sono pode trazer. Vamos ver alguns deles?

  • Restaura as energias gastas durante o dia que passou e nos prepara para o dia seguinte;
  • Facilita a memória e seu processo de armazenamento de informações;
  • Baixa a pressão arterial, diminuindo assim as chances de doenças cardiovasculares;
  • Proporciona bem-estar, reduzindo o stress, a ansiedade e a irritabilidade;
  • Auxilia o sistema imunológico a funcionar de maneira mais eficaz, o que reduz as doenças em geral.
  • Além desses tantos benefícios, é durante o sono que o hormônio GH é liberado. Este hormônio auxilia no processo de fortalecimento dos ossos, articulações e músculos; também atuando diretamente no metabolismo das gorduras, tornando o seu corpo mais forte e saudável.

 

Quer mais vantagens de uma boa noite de sono? Aí vão!!!

É durante esse momento agradável que ocorrem os sonhos. Segundo Freud, os sonhos são a única maneira de entrarmos em contato com nosso inconsciente. Você pode levar esses sonhos a um psicanalista e descobrir coisas incríveis a seu respeito! Esse processo é muito interessante e quase sempre libertador!

Se o sono de boa qualidade traz tantos benefícios, é razoável pensar que o inverso – um sono ruim –  traz muitos prejuízos. E é verdade!

Veja: a insônia ou o sono de má qualidade podem trazer irritabilidade excessiva, aumento do stress, redução da capacidade de concentração – o que pode inclusive ocasionar acidentes; e muitas vezes  são o estopim para o início de distúrbios psiquiátricos.

Por tudo isso você já deve estar reconhecendo a importância de um sono de qualidade.

Abaixo, então, seguem algumas dicas e sugestões de como ter uma boa noite de sono e, assim, conseguir alcançar todos os benefícios que ela pode te proporcionar:

  • Um ambiente tranquilo, escuro e silencioso ajudam a dormir melhor;
  • Fazer um relaxamento simples dos músculos antes de começar a dormir vai te ajudar a pegar no sono e te proporcionar uma noite melhor;
  • Chás calmantes como camomila e maracujá são excelentes para embalar o sono;
  • Não use aparelhos eletro-eletrônicos (celulares e TV) por 2 horas antes de dormir. A luz emitida por esses aparelhos dispara uma ordem de alerta para o seu cérebro, que entenderá que deve permanecer atento, prejudicando o sono;
  • Procure se deitar sempre em uma mesma faixa de horário. Esse é um hábito simples que favorece todo o processo do sono.

É isso! Medidas simples que você pode tomar, trarão benefícios enormes para você. Procure seguir as sugestões, tenha boas noites de sono e desfrute dos bons resultados! Porque um bom sono vai te fazer um Eu Melhor!

Rodrigo Gasparini
Post Autor
Rodrigo Gasparini
Médico, clínico no Hospital Psiquiátrico Francisca Júlia, co-fundador e colunista do EU MELHOR.

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